Covid-19: Porto Velho e mais 8 municípios são reclassificados para a fase 4

Eventos com até mil pessoas estão liberados, e uma nova reclassificação está prevista para 4 de novembro. Foto: Mara Paraguassu.
Porto Velho entra em nova fase do plano Todos por Rondônia.

Porto Velho, capital de Rondônia, saiu da fase 3, abertura comercial seletiva, divulgada há 23 dias, para a fase 4, abertura comercial ampliada com prevenção contínua, de acordo com nova portaria (nº 23) para enquadramento de municípios em observância ao plano Todos por Rondônia divulgada nesta quinta-feira, 22. Eventos de até mil pessoas estão liberados.

Ao todo, 9 municípios estão agora na fase 4. Além de Porto Velho, eles são Ariquemes, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Primavera de Rondônia, Guajará Mirim, Chupinguaia, Pimenteiras do oeste e Vale do Paraíso. Os demais municípios, 43, estão na fase 3.

A próxima reclassificação está prevista para 4 de novembro, utilizando-se dados da prevenção e enfrentamento Covid-19 situados entre 20 de outubro e 2 de novembro de 2020.  A fase de permanência dos municípios nas fases é de no mínimo 14 dias.

Para reclassificar um município é levado em consideração os dados da atualização da taxa de crescimento de casos ativos da Covid-19 nos municípios e a taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto nas Macrorregiões de Saúde I e II.

Estas informações, por município, estão no Anexo I da Portaria – Atualização da Taxa de Crescimento de Casos Ativos da COVID-19 e de Ocupação de UTI Adulto.

Conforme o decreto 25.470, de 21 de outubro, os municípios que possuam menos que 20% de casos novos de Covid-19 nos últimos 7 dias, desde que não ultrapassem 80 casos ativos são enquadrados na fase 3.

Abaixo a íntegra da portaria:

Portaria 23 reclassifica municipos