Blog da Mara
A Justiça Federal no Amapá determinou, nesta quinta-feira (19), o afastamento da atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e dos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias.
Segundo noticiário da GloboNews, a medida pretende evitar que os gestores interfiram de algum modo na apuração das responsabilidades pela falta de energia no Amapá, que já dura 17 dias. Tudo começou com um incêndio em uma subestação.
Nesse período, ocorreram dois blecautes, um no dia 3 de novembro, que levou 4 dias para retomar o atendimento, com muitas reclamações por falhas no fornecimento, e outro mais recente, no dia 17, por cerca de 5 horas.
Foram abertas investigações em órgãos federais (incluindo no ONS e na Aneel) e estaduais para explicar as causas.
Primeiramente, o governo federal prometeu solucionar o problema em 10 dias, sem cumprir. Já a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) disse que o serviço de eletricidade seria restabelecido em 26 de novembro.
A justiça registra haver uma serie de negligências no fornecimento de energia para os municípios do Amapá e capital, Macapá, existindo um transformador em manutenção há quase um ano. Este transformador seria fundamental, segundo o noticiário nacional, para evitar pane no sistema de distribuição de energia no Estado.