Ao jornal O Globo, o deputado estadual delegado Lucas (PP-RO), autor do decreto lei que concedeu o “título honorífico de cidadão honorário do Estado de Rondônia” a Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou que está avaliando a possibilidade jurídica de revogar a concessão da honraria ao político considerado de extrema-direita.
A iniciativa do deputado teve pronta acolhida dos pares na Assembleia Legislativa de Rondônia. No dia 16 de outubro, segunda-feira, Netanyahu, que está sendo criticado no mundo todo por exagero na ofensiva contra a Faixa de Gaza, na caça aos terroristas do Hamas, foi agraciado formalmente mediante a publicação do decreto legislativo numero 2403.
O documento permite ao “comandante de Israel” tal honraria “pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia,” constando a assinatura do presidente do poder legislativo, deputado Marcelo Cruz (Patriota).
Em uma nota de esclarecimento publicada em suas redes sociais, o parlamentar explicou que o projeto para homenagear Netanyahu surgiu depois que ele foi convidado a compor a Frente Parlamentar Brasil-Israel, criada pela bancada federal e com participação de Assembleias Estaduais. Havia uma viagem em comitiva prevista para o país do Oriente Médio.
O deputado disse ainda lamentar profundamente as vítimas da guerra entre Israel e Hamas e expressou solidariedade com todos os cidadãos que estão sendo afetados pelo “conflito devastador”.