Pesquisar
Close this search box.

Drive thru: Cerca de 30% dos testes realizados deram positivo para Covid-19

A fila de automóveis à espera de atendimento foi de aproximadamente um quilômetro de extensão, chegando até a rua Dom Pedro II. Foto: Esio Mendes.
Testagem para Covid-19.

Secom-RO

O Drive Thru realizado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho  para detecção da Covid-19 encerrou na tarde desta sexta-feira (12), com um total de 812 testes antigênicos realizados. Desse total, cerca de 30% resultaram positivo, segundo o secretário da Saúde, Fernando Máximo.

Os Testes Antigênicos realizados são destaques pela rapidez e eficácia na detecção do vírus, ainda no estado precoce da doença.

Ricardo Denis, do bairro Nova Porto Velho, esteve no estacionamento do Centro Político-Administrativo (CPA) do governo estadual para fazer o teste. “Essa ação é muito boa para a população, porque quem descobre que está positivo vai poder se cuidar, e quem não tiver vai poder se cuidar ainda mais” afirmou.

Devido às experiências anteriores, os profissionais envolvidos na ação se anteciparam e puderam revisar a estratégia de trabalho a fim de melhorar o atendimento da imensa fila que se formou. Os carros enfileirados passavam da Avenida Farqhuar e seguiam até a Dom Pedro II.

A fila de automóveis à espera de atendimento foi de aproximadamente um quilômetro de extensão.O
horário previsto para iniciar os trabalhos era 9h, porém, muitas pessoas aguardavam na fila desde a madrugada, como Silvânia Oliveira, moradora da zona Leste da capital. Ela conta que chegou às 5h da manhã, foi a sétima pessoa a ser atendida e afirma que não teve dificuldades no processo. “Foi muito rápido, muito bem organizado. A gente deu a volta no estacionamento e enquanto preenchia a ficha, o resultado do teste ficava pronto. Fui muito bem atendida e graças a Deus o meu resultado deu negativo”, relatou.

O teste antígeno, uma coleta nasal,  é o mais recente, considerado um dos mais rápidos em comparação aos demais, por fornecer resultados a partir de 15 minutos. Por meio desse método é possível detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, conhecido como o novo coronavírus. O teste identifica o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade, logo nos primeiros dias de contaminação, mesmo sem apresentar sintomas.