Em 3 anos, SGB pretende prospectar águas subterrâneas em 45 aldeias indígenas de RO

Projeto ocorre em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). O órgão não informou onde estão localizadas as áreas a ser prospectadas.
Indígenas da comunidade Paeter Suruí, de Cacoal (RO). Foto: Robson Paiva.

Encontrar fontes de água capazes de atender as necessidades da população indígena de Rondônia. Esse é o objetivo, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), de uma parceria celebrada com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, para prospectar, em três anos, águas subterrâneas em 45 aldeias indígenas de Rondônia.

A formalidade para execução do projeto de pesquisa se deu com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) do SGB e Sesai.

“A iniciativa reforça o compromisso social do SGB e abre novas possibilidades de colaboração entre as áreas de hidrogeologia, geologia e geofísica da instituição,” diz a instituição em sua página oficial na Internet.

Segundo o SGB, garantir o acesso a água potável e de qualidade às comunidades indígenas, promovendo melhorias na qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região, é o principal objetivo do projeto.

Com informações do SGB.