Close this search box.

Em carta aberta, entidades pedem abertura gradual e segura das empresas de RO

Na carta, as entidades signatárias afirmam que o momento exige a união de todos “em defesa da vida” e também da “manutenção de empregos e renda." Foto: Fecomércio.

Blog da Mara

Em carta aberta, 23 entidades vinculadas ao setor produtivo de Rondônia, na indústria, comércio e serviços, sindicatos, conselhos, federações e associações, pedem a abertura gradual e segura das atividades empresariais de Rondônia, paralisadas em razão da pandemia da covid-19. O documento, divulgado nesta sexta-feira, 3, foi entregue ao governo de Rondônia, que avalia se irá estender a medida de isolamento horizontal – para todas as pessoas – por mais algum tempo.

Comércio é um dos setores mais atingidos pela crise da covid-19. Foto: J. Gomes.

Na quinta-feira, 2, ocorreu reunião do Gabinete de Integração de Acompanhamento e Enfrentamento ao Coronavírus, convocada pelo governador Marcos Rocha, na qual as federações do setor produtivo manifestaram-se pela retomada das atividades. Algumas delas foram liberadas pelo governo, integrando a lista das áreas essenciais. A Justiça, porém, proibiu esta iniciativa.

Entretanto, algumas instituições, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, colocaram como condição para o abrandamento do decreto de calamidade pública a necessidade do governo fazer teste massivo para coronavírus  e demonstrar a capacidade de atendimento aos casos com a doença entre outras condições.

Na carta, as entidades signatárias afirmam que o momento exige a união de todos “em defesa da vida” e também da “manutenção de empregos e renda, que garanta dignidade aos cidadãos rondonienses.”

O documento expressa a preocupação com as demissões que segundo as entidades já está ocorrendo, e apresenta dado de estudo feito pelo Sebrae-RO em que se aponta para uma para uma variação decrescente da ordem de 50% do volume de vendas dos pequenos negócios no âmbito estadual, em comparação aos dias anteriores à crise.

As entidades se comprometem em colaborar com as autoridades para os esforços de combate ao coronavírus, e em adotar todas as medidas de segurança exigidas pelas autoridades médicas e sanitárias, como disponibilizar álcool em gel em todos os acessos dos estabelecimentos e limitar o número de acesso de pessoas que possam ocasionar aglomeração entre outras ações.

Leia seguir a íntegra do documento:

Carta Aberta do Setor Empresarial de Rondonia