Com informações do TJ-RO
Uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia e o Poder Judiciário permitirá aos empresários locais melhores condições para participação em processos licitatórios ofertados pela justiça rondoniense.
Para que isso aconteça, o Departamento de Aquisições e Gestão de Patrimônio (Deagesp) do Judiciário irá fazer a capacitação sobre requisitos e instrumentos necessários para habilitação das empresas. Encontro realizado ontem, 28, entre representantes das instituições, definiu o termo de cooperação para se atingir o objetivo de maior número de empresários locais participar das licitações, vencendo burocracias.
As contratações públicas são instrumentos fundamentais à viabilização e manutenção das ações e missões das instituições públicas. Além da segurança jurídica, impessoalidade e vantagem contribuem para os aspectos sociais, econômicos e ambientais dos atores envolvidos. O Tribunal de Justiça recorreu ao Sebrae porque, ao prestar consultoria avançada aos empresários locais por meio de programas nacionais, conhece a demanda do setor.
O diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, destaca que a iniciativa busca capacitar empresários situados em municípios onde há a presença do Poder Judiciário para serem fornecedores.
“Muitas vezes os fornecedores, micro empresários, têm habilidade para prestar determinado serviço, mas não está organizado do ponto de vista institucional e burocrático para participar desses processos”, justificou. O superintendente também disse que deve buscar apoio da Associação Rondoniense dos Municípios, pois a iniciativa deve gerar empregos e fomentar a economia da região.
Leia mais aqui.