Com a justificativa de “aprimorar a concepção do evento ‘Natal Porto Luz 2025’,” o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gustavo Beltrame, e dois funcionários, João Alfredo Alencar e Maiara Marjore Rocha, estão com malas quase prontas para um tour de 16 a 23 de novembro nas cidades de Gramado (RS), Canelas (RS), Curitiba(PR) e Petrópolis(RJ).
Chama a atenção, na leitura do Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira, 8, é que a viagem para supostamente aprimorar o evento que se tornou tradicional em Porto Velho, por meio da gestão Hildon Chaves (União Brasil), se realiza em final de mandato, em um mês de calendário turístico tradicional no sul do Brasil e com troca de prefeito.
Os três beneficiários com uma viagem dos sonhos para muitos servidores públicos que não ganham o suficiente para um tour por cidades turísticas caras, de alto padrão, irão receber R$ 10.800,00 em diárias cada um. Ao todo, o erário municipal irá desembolsar R$ 32.400,00.
“Isso é o que se chama no serviço público de farra do boi. É uma esbórnia. Muita gente se aproveita no final do ano para se utilizar do expediente de aprimoramento do serviço público, o que de fato é necessidade, mas não pode ser sem critérios e o que é mais estranho no caso é o gasto para evento de 2025, quando haverá um novo prefeito. Será prioridade dele fazer o projeto Natal Porto Luz de 2025 uma reprodução, ainda que mínima, da grandiosa festa de Natal de Gramado,?” indaga, com certa ironia, advogado que prefere falar em off ao Blog.