Não é apenas o corpo que sofre com o vírus. Os infectados, mesmo em casos leves, relatam, cada vez mais, sintomas como depressão , pânico e ansiedade.
É o que ficou demonstrado em um estudo da Universidade de Oxford, publicado na revista The Lancet Psychiatry. Os pesquisadores analisaram registros eletrônicos de saúde de mais de 236 mil pacientes de covid-19, a maioria dos EUA, e descobriram que 34% haviam sido diagnosticados com problemas psiquiátricos ou neurológicos dentro de seis meses após terem sido infectados por coronavírus.
Foram raras as ocorrências de derrame e demência, duas condições neurológicas graves. Mas 17% dos pacientes de covid-19 foram diagnosticados com distúrbios de ansiedade e 14% com distúrbios de humor, incluindo depressão.
Os pesquisadores de Oxford também analisaram dois grupos de controle de pacientes com gripe e pacientes com qualquer infecção do trato respiratório (exceto covid) para ter certeza de que seus números não refletissem apenas a experiência do público em geral vivendo em meio a uma pandemia.
Leia mais no G1.