Pesquisar
Close this search box.

Experiência de Ji-Paraná é aposta de projeto para melhorar Ideb

Rondônia está na 10ª posição no ranking do Ideb dos municípios, sendo possível alcançar posição entre os 5 primeiros estados agora em 2019. Foto: Divulgação Sebrae.

Parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) resulta, nesta semana, no início da entrega de milhares de apostilas de português e matemática a alunos da 5ª serie do ensino fundamental,  material que, utilizado pela escola municipal Jandinei Cella, em Ji-Paraná, contribuiu para que ela conquistasse nota 8,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Alunos e profissionais da educação de Cacoal participaram na escola Maria do Socorro, na terça-feira, 27, da entrega das apostilas, iniciativa do projeto Educação para o Futuro. Representantes de Ministro Andreazza e Presidente Médici também foram contemplados.

Profissionais e autoridades em escola de Cacoal. Foto: Divulgação Sebrae.

“A melhoria da educação está em sintonia com a missão institucional do Sebrae, e por isso desde o primeiro momento apoiamos e integramos o Movimento Rondônia pela Educação. A produção das apostilas é parte disso. As apostilas inicialmente beneficiarão 25 mil alunos, mas poderemos estender a um número maior de alunos”, disse o superintendente do Sebrae, Daniel Pereira.

Tudo começou com a ideia da professora Vanessa Nogueira Macedo, que leciona em Ji-Paraná. Ela baixou as apostilas de português e matemática e distribuiu aos alunos, resultando em significativa melhora no Ideb. “Nos interessamos pela ideia, apresentamos ao Sicoob, que imediatamente apoiou a proposta. Conseguimos autorização da Secretaria Municipal de Duque de Caixas, município do Rio de janeiro, que produziu esse conteúdo,” conta Pereira, que participa de todas as entregas, iniciadas dia 26 em Vilhena.

Rondônia está hoje na 10ª posição no ranking do Ideb dos municípios brasileiros, revelando ser factível alcançar uma posição entre os 5 primeiros estados agora em 2019 e disputar a primeira colocação em 2021. Os participantes do Movimento Rondônia pela Educação compreendem, entretanto, que mais do que uma questão de posição no ranking o propósito maior é potencializar a transformação nos alunos, em suas famílias e sociedade rondoniense, em termos sociais e econômicos.

Nesta quarta-feira, 28, a entrega das apostilas é para alunos do município de Santa Luzia, na Câmara de Vereadores.

Segundo Daniel Pereira, para a próxima semana estão previstas entregas em Porto Velho, Itapuã do Oeste, Cujubim e Candeias do Jamari.

“Com a preocupação de ampliar a formação de nossos alunos, e prepara-los melhor para a vida profissional e pessoal, ampliando horizontes, incluímos na apostila conteúdos de Empreendedorismo, de Educação Financeira e Educação Cooperativista. Esses dois últimos produzidos pelo Instituto Sicoob, parceiro no projeto Educação para o Futuro”, esclareceu Daniel Pereira.