Governadores da Amazônia pedem ajuda para acelerar vacinação

O número de 10 milhões de doses compõe os valores que os estados do consórcio têm disponíveis para a compra imediata.
Helder Barbalho (Pará) em conversa virtual com embaixador americano. Foto: Marcos Santos.

Camila Matoso, Folhapress e Blog da Mara

Bateu o desespero: Consórcio de Governadores da Amazônia Legal pede ajuda institucional a embaixador americano. 

Governadores que fazem parte do Consórcio da Amazônia Legal pediram ajuda aos Estados Unidos para aquisição de 10 milhões de vacinas para a região. Eles tiveram reunião virtual com Todd Chapman, embaixador dos EUA, na manhã desta sexta (5).

Segundo o Helder Barbalho (MDB-PA), um ofício será enviado até segunda para formalizar a solicitação.

“Fizemos um apelo para que ele possa interceder junto ao governo americano para ajudar na aquisição, já que Joe Biden anunciou que a partir de maio toda a população adulta dos Estados Unidos estará vacinada”, disse. Barbalho disse que não querem recursos, mas sim apoio institucional.

O número de 10 milhões de doses compõe os valores que os estados do consórcio têm já disponíveis para fazer a compra imediata.

“Fizemos o pedido considerando o olhar permanente com a Amazônia. Que não seja só para a floresta, mas também para as pessoas”, completou Barbalho. Segundo o governador, o embaixador demonstrou sensibilidade.

A solicitação foi reforçada por todos os governadores que compõem o Consórcio da Amazônia Legal: Gladson Cameli (Acre), Waldez Góez (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Antonio Denarium (Roraima) e Mauro Carlesse (Tocantins).

Desde o início do ano, o governador Helder Barbalho segue conversado com os institutos e empresas que fabricam imunizantes, mas por enquanto não há vacina disponíveis no mercado para compra emergencial.