O governador Marco Rocha anunciou na noite desta quinta-feira, 10, em rede social, a realização de concurso público para o segundo semestre de 2021 para atender a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Segundo Rocha, o assunto foi decidido pela Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp) durante reunião do grupo, composto por diversos colaboradores do governo e que tem entre outras funções tratar das demandas por concurso público e plano de cargos e salários da administração pública.
O concurso mais importante é o da Polícia Civil, que está com um quadro defasado, e por não ter delegados de Polícia suficientes, por exemplo, a atual gestão teve de promover fechamento de delegacias.
Segundo o governador, serão 379 vagas para a Polícia Civil, assim distribuídas: 10 vagas para delegados, 10 para médico legista, 175 vagas para agentes de polícia, 120 vagas para escrivão de polícia, 50 vagas para papiloscopistas e 14 vagas para técnico em necropsia. O governo também irá contemplar a Politec (Superintendência da Política Técnica de Rondônia).
“Temos necessidade urgente de profissionais da segurança pública, há pedido tanto do comando geral da PM quanto do secretário da Segurança, como também do Corpo de Bombeiros”, disse. A Menp decidiu abrir cinco vagas para oficiais combatentes, pessoas que trabalham no combate ao fogo, esclareceu Rocha, e três oficiais para um quadro complementar do Corpo de Bombeiros, das áreas de engenharia e arquitetura, para atuar na fiscalização de obras, produzir pareceres.
Ele anunciou ainda vinte vagas para oficiais combatentes da Polícia Militar que farão curso em Goiás.