Durante reunião virtual realizada nesta segunda-feira, 13, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governador Eduardo Leite (RS) foi anunciada a suspensão da dívida do estado com a União pelo período de 3 anos.
No período, os juros da dívida serão zerados e a economia, de R$ 11 bilhões será utilizada nos investimentos de reconstrução do Rio Grande do Sul.
A proposta será encaminhada ao Congresso na forma de lei complementar para aprovação dos parlamentares. No final de 2023, a dívida do Rio Grande do Sul com a União era de quase R$ 93 bilhões, segundo o UOL.
Participaram também da reunião virtual os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, da Secom, Paulo Pimenta, e a ministra da Gestão, Esther Dweck.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, além do ministro do STF, Edson Fachin, também marcaram presença.
Para o governador Eduardo Leite, o acordo é um passo importante para a solução do problema, agradeceu os esforços do governo federal mas continuará no esforço de ver atendido o pedido original do governo que é a quitação da divida.