Governo de RO transfere 95 pacientes com a Covid-19 para 4 estados   

Fernando Máximo disse que o estado continua precisando de médicos, e que no Cero é possível ter mais leitos se houver médicos.
Live do secretário Maximo e do governador Rocha. Foto: Reprodução.

Blog da Mara

Em vídeo divulgado pela rede social na tarde desta segunda-feira, 25,  o governador Marcos Rocha e o secretário da Saúde de Rondônia Fernando Máximo anunciaram a transferência de 15 pacientes com Covid-19 para atendimento em leito clínico – apresentam quadro leve, moderado da doença – no estado do Paraná. Eles serão hospitalizados em Curitiba, capital do Estado.

Esta transferência, iniciada hoje, 25, se dá com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Marcos Rocha explicou que, além disso, a Sesau conseguiu vagas de UTI para 10 pacientes em Cuiabá, capital de Mato Grosso, e outras 10 vagas em Três Lagoas e 10 em Campo Grandes, ambas cidades de Mato Grosso do Sul.

Para o Rio Grande do Sul, o governo já havia anunciado ontem (24) a transferência de 50 pessoas que contraíram o coronavírus. Eles ficarão em hospitais de Porto Alegre e Canoas. No total, são 95 pessoas enviadas para quatro estados.

“Não é uma logística fácil, são pacientes de UTI, entubados, e com isso teremos vagas abertas para outras pessoas,”  disse o secretário Fernando Máximo. Para estas regiões, o próprio estão está fazendo o transporte.

O governador Marcos Rocha disse que foram transferidos pacientes que autorizaram a mudança para atendimento hospitalar fora de Rondônia, onde não há mais vagas em leitos UTI.

Em nota, a  17ª Brigada de Infantaria e Selva disse que por determinação do Comando Militar da Amazonia  está  apoiando a logística de transferência dos pacientes com viaturas militares, ambulâncias, profissionais de saúde, dentre médicos e enfermeiros, que totalizam mais de 50 (cinquenta) militares empregados direta e indiretamente na atividade.