Pesquisar
Close this search box.

Governo lança plano de imunização para Covid-19 em Rondônia em 4 fases

Segundo o secretário Máximo, serão necesssárias pelo menos 3,6 milhões de seringas uma vez que a imunização em Rondônia ocorrerá em duas doses. Foto: Italo Ricardo.

Com informações da Secom

Um plano estadual de vacinação contra o coronavírus em Rondônia foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 24, véspera de Natal, pelo secretário de Estado da Saúde Fernando Máximo, cuja operacionalização para distribuição e imunização da população consiste em quatro fases.

A previsão é que a imunização comece na primeira semana de março. As fases são as seguintes:

Fase 1: Profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas entre 60 e 75 anos que estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.

Fase 2: Pessoas entre 60 e 74 anos que não estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.

Fase 3: Cardiopatas, diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com câncer, anemia falciforme e outras doenças.

Fase 4: Professores, funcionários de escola, profissionais de Segurança Pública, forças armadas, forças acessórias, apenados, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua e portadores de deficiência.

Até conseguir atingir toda a população, de acordo com Fernando Máximo, uma logística maior é necessária, e primeiro deve ter a vacina fabricada depois regulamentada pela Anvisa. O secretário advertiu que é preciso continuar tomando os devidos cuidados, usando máscara, lavando as mãos com água e sabão e higienizando com álcool 70%. “A pandemia está quase no fim, mas ainda não acabou, portanto é muito importante que todos zelem pela saúde pública.”

Serão adquiridos pelo governo de Rondônia 1 milhão de seringas, como forma de evitar a falta deste material. O estado possui aproximadamente 700 mil unidades em estoque. O Ministério da Saúde (MS) também disponibilizará seringas, mas pensando além o Governo, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), resolveu adquirir um estoque ainda maior.

Segundo o secretário, é importante mencionar que Rondônia tem aproximadamente 1.8 milhão de habitantes, e como a imunização sucederá em duas doses, serão necessárias, pelo menos, 3.6 milhões de seringas com aumento de mais 10%, em caso de necessidade. “O importante é quando as vacinas chegarem, a gente não perca tempo. As seringas estão disponíveis e vamos vacinar tão logo chegue”, disse Máximo.

Leia mais aqui.