Governo zera imposto de importação para café, carne e outros alimentos

Inflação no preço dos alimentos levou o governo a adotar a medida, que entrará em vigor após análise e manifestação da Câmara de Comércio Exterior.
Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. Foto: Divulgação/Fiesp.

Numa tentativa de conter a inflação, o governo anunciou zero tarifa de importação para alguns produtos, como café, carne, açúcar , milho, óleo de girassol, sardinha e azeite de oliva entre outros produtos.

O anúncio foi feito a jornalistas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, na noite desta quinta-feira, 6.

Antes de entrar em vigor, a iniciativa tem de passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), e deve valer “em questão de dias”, disse Alckmin. Ele avaliou ser difícil explicitar o efeito matemático sobre cada item, mas a ideia é garantir a redução de preços e manter o poder de compra dos brasileiros.

“Não vai prejudicar o produtor, mas vai beneficiar o consumidor,” declarou.

Alckmin disse também que o Ministério da Agricultura está com a tarefa de acelerar a análise das questões fitossanitárias em relação a países que comercializam com o Brasil.

“Às vezes tem país que não pode vender para o Brasil, mas vai acelerar a análise dessa questão”, explicou.

Em 2024, a alta de inflação foi de 4,83%. Bebidas e alimentos puxaram o aumento. A inflação é uma das razões da queda da popularidade do governo e do presidente Lula.