Está agendada para a tarde desta sexta-feira, 19, pelo governo federal, uma nova reunião com servidores e professores das universidades e institutos federais em greve. O processo de negociação com o comando grevista é conduzido pelo Ministério da Gestão e Inovação.
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), até o momento 24 instituições federais ligadas ao Sindicato estão paralisadas, e outras nove vão interromper as atividades nos próximos dias.
A expectativa da Andes é que representantes dos Ministérios da Educação e da Gestão, junto às entidades, façam uma revisão de carreira da categoria.
O governo federal sentiu o peso das mobilizações, e a Andes espera que sejam apresentadas propostas. Em 22 de fevereiro, segundo a entidade, deveria ter sido apresentada uma resposta às propostas protocoladas pelas entidades acerca da reestruturação das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico, mas não foi isso que ocorreu.
Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados no começo da semana, o ministro Camilo Santana (Educação) disse que há a disponibilidade do governo destinar mais recursos de forma suplementar para atender as demandas.