Índia libera exportação da vacina de Oxford para Brasil 

O governo brasileiro esperava 2 milhoes de doses na semana passada, e chegou a preparar um avião, com publicidade, para ir buscar o produto. Foto: Reprodução.

O governo da Índia, informa o jornal O Estado de São Paulo, liberou a exportação comercial de vacinas contra a covid-19. As primeiras remessas de doses serão enviadas para o Brasil e Marrocos nesta sexta-feira, 22, segundo declaração do secretário de Relações Exteriores do País à agência Reuters.

As doses são do imunizante contra o coronavírus foram fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor de vacinas do mundo, que recebe pedidos de dezenas de países, e foi desenvolvido pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca.

O governo brasileiro esperava 2 milhões de doses na semana passada, e chegou a preparar um avião, com publicidade, para ir buscar o produto (foto).  Mas o governo indiano informou que suspendeu a exportação até iniciar  a campanha de imunização dentro do país,  o que de fato ocorreu no último fim de semana.

A seguir a India enviou vacinas para países vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e o arquipélago de Seicheles, com quem tem maior proximidade econômica e geográfica.