INSS notifica na terça milhões de beneficiários vítimas de descontos indevidos

Ao menos 9 milhões de beneficiários devem receber a notificação pelo aplicativo Meu INSS para confirmar se autorizaram ou não valor e entidade detalhados na notificação.
Notificação será feita pelo aplicativo Meu INSS. Foto: Joedson Alves/ABr.

A partir desta terça-feira, 13, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) irá notificar por meio do aplicativo meu INSS aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados por parte de associações e sindicatos aos quais são filiados.

Na notificação, eles serão informados sobre os valores dos descontos e entidades que operaram os valores, e deverão indicar se foram ou não autorizadas.

No próprio aplicativo, após verificar as informações, os aposentados e pensionistas devem a partir de quarta-feira, 14, solicitar o ressarcimento dos descontos indevidos.  A solicitação também pode ser feita pelo telefone 135.

Não precisa enviar documentos ou enviar dados adicionais, apenas confirmar ou não se reconhece o desconto. Segundo o INSS, ao menos 9 milhões de beneficiários deverão receber a notificação.

A instituição informou que 27 milhões de segurados que nunca sofreram desconto associativo em seus benefícios foram notificados na quinta-feira, 8.

Todos os aposentados e pensionistas que foram prejudicados com descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025, portanto foram vítimas das fraudes que resultaram em roubo de seu benefício, serão ressarcidos.

Reembolso

O reembolso será feito após o sistema do INSS gerar automaticamente uma cobrança, um pedido de providências da entidade que promoveu o desconto indevido, para que no prazo de 15 dias ela comprove a regularidade da transação ou faça o ressarcimento de valores para o INSS, que o devolverá ao beneficiário prejudicado diretamente na conta bancária em que recebe benefícios.

Alertas

O INSS está alertando para eventuais golpes neste momento. O contato com os beneficiários do INSS para que a situação seja resolvida será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS.  É recomendado que o aplicativo seja acessado para facilitar que as notificações apareçam automaticamente no celular.

Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular. Em caso de dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Com informações do Ministério da Previdência.