Blog da Mara
Em rede social, deputado diz que é melhor prevenir do que remediar, após citar a situação do Amapá.
Em razão do que está ocorrendo no Amapá, Estado da região Norte do país cuja população está sem energia há 19 dias, o deputado federal Leo Moraes (Podemos) pediu nesta sexta-feira, 20, a realização de fiscalização in loco nas unidades de distribuição de energia do Estado de Rondônia.
O pedido, encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), é previsto nos termos do art. 32, inciso, XI e XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Leo Moraes indica a fiscalização por parte de técnicos e membros parlamentares das Comissões de Fiscalização e Controle e de Minas e Energia.
No facebook, Leo Moraes disse que a prevenção é necessária. “Não queremos que a tragédia do Amapá ocorra em nosso Estado. Não podemos pagar para ver. Não podemos confiar neste sistema elétrico tão péssimo e falho. Não podemos confiar numa empresa que mais serve para destratar a população e prestar um péssimo serviço. Queremos evitar qualquer problema, pois estamos acompanhando todo descaso com a população do Amapá”, disse.
No requerimento a Maia, o deputado lembra os prejuízos gerados ao povo do Amapá com a interrupção do fornecimento de energia, lembrando que 750 mil pessoas ficaram sem energia, o que representa 89% a população. “Esse fato acendeu a luz em toda a região Norte”, disse, complementando que no conjunto os estados dessa região geram mais energia do que consomem, mas possuem histórico de apagões recorrentes.
Para embasar seu pedido, Leo Moraes cita dados de 2018 compilados pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), os quais indicam o pior resultado em relação à qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Segundo o requerimento, a região Norte tem um DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) apurado médio de 32 horas e atende 5 milhões de unidades consumidoras.
A região Norte tem um DEC apurado médio de 32 horas e atende 5 milhões de unidades consumidoras. Naquele ano, o Centro-Oeste teve DEC apurado médio de 23 horas; o Sudeste de 10 horas; o Sul, de 13 horas; e o Nordeste, de 15 horas. “Assim, nenhuma região do Brasil tem tanto tempo de interrupção no fornecimento de energia quanto a Regiã Norte.”