Pesquisar
Close this search box.

Licitação para universalizar saneamento pode ocorrer em 60 dias

Chaves se emocionou na solenidade ao iniciar sua fala, quando mencionou que os filhos “foram privados do convívio.”
Prefeito Hildon assume segundo mandato. Foto: Reprodução.

Prefeito se emocionou ao tomar posse neste dia 1º; Hildon Chaves disse ter desbaratado quadrilhas no primeiro mandato.  

O prefeito Hildon Chaves voltou a falar que em breve poderá ser feita a licitação de empresa que será responsável pelo saneamento básico de Porto Velho com o intuito de universalizar  o atendimento à população com oferta de tratamento e distribuição de água e serviços de tratamento e  coleta de esgoto. Segundo estima, “nos próximos 60 dias no máximo” será dado o início ao processo licitatório.

A declaração ocorreu em seu discurso de posse no segundo mandato, ocorrido esta tarde, 1º de janeiro, no auditório da Unopar, quando também foi empossado o vice prefeito Maurício Carvalho e os 21 vereadores eleitos em novembro.

Para que a capital de Rondônia, que ostenta os piores indicadores entre as capitais em saneamento básico, consiga essa meta, são necessários investimentos de R$ 2 bilhões, recursos que o prefeito Hildon diz que a União, nem o estado e nem o município tem. Por isso a prefeitura está recorrendo à Parceira Público Privada (PPP). O prefeito disse que este é um dos grandes desafios do segundo mandato.

Segundo ele, as três maiores empresas da América Latina com expertise em saneamento fizeram estudos em Porto Velho e aguardam o processo licitatório. Disse também que todo o tramite exigido para acessar a PPP está concluído.

O prefeito Hildon Chave disse que seu sonho é que a questão de infraestrutura “não seja mais parte da campanha eleitoral da próxima eleição para prefeito”, mencionando que os investimentos em drenagem e asfalto com as metas postas devem encerrar essa etapa na cidade.

Máfias e costumes

Hildon Chaves se emocionou bastante na solenidade ao iniciar sua fala, quando mencionou que os filhos “foram privados do convívio” com ele. “Não está fácil (falar),”disse, a seguir agradecendo a mulher Ieda “por estar ao meu lado” e lembrando ter concluído mandato difícil. “Desbaratamos quadrilhas, máfias e maus costumes,” declarou.

Vereadores

Sobre relacionamento com os 21 vereadores de Porto Velho, acredita o prefeito que “terá um relacionamento republicano, como em tudo que fizemos”, e que hoje compreende melhor o papel desempenhado por eles. “Tenho mais compreensão da importância da Câmara de Vereadores; temos de respeitar quem tem voto”, disse, agradecendo todo apoio obtido até agora.

Muito a fazer

Hildon Chaves disse ainda ser Porto Velho a segunda capital que mais investe recursos próprios, tem as contas organizadas e adotou medidas de combate à corrupção, e frisou que na campanha “ninguém ousou questionar a seriedade do prefeito de Porto Velho,” para em seguida acrescentar que jamais permitirá que se faça algo errado na gestão da prefeitura.” Citando seu vice, Maurício de Carvalho, disse que neste segundo mandato “os desafios são grandes, maiores, mas estamos mais preparados, avançamos e vamos continuar avançando.”

Hildon Chaves disse também que foi o “enfrentamento ao desperdício e à corrupção e gestão de qualidade que nos trouxeram até aqui”, falando ainda sobre os entendimentos com o Instituto Butantã para a aquisição de 80 mil doses  para a aquisição da vacina Coronavac.

Empossado no cargo, o vice-prefeito Maurício Carvalho elogiou Hildon Chaves ao dizer que “há muito tempo Porto Velho precisava de um prefeito” como ele, agradecendo o convite para ser seu vice, e concluiu dizendo que “agora o prefeito contará também com um vice-prefeito atuante, que divide tarefas, para podermos avançar.”