Lula ameaçado com nova CPI: a de invasão de propriedades rurais

Deputado do Republicanos conseguiu 171 assinaturas para instalar a CPI do MST.
Deputado Tenente-coronel Zuco protocolou pedido de CPI. Foto: Pablo Valadares.

O governo Lula 3 está ameaçado por uma nova Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI): a de invasão de propriedades rurais. O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) conseguiu 171 assinaturas necessárias no pedido de investigação, já protocolado na Câmara dos Deputados.

Na justificativa, o deputado diz que há “propriedades rurais produtivas sendo invadidas”, além de “um crescimento desordenado” dessas ações. “Não cabe ao MST definir se a propriedade é produtiva ou não. A pauta de reforma agrária é política, financeira e ideológica”, afirmou o deputado ao Estadão.

A CPI tem apoio e articulação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que tem protestado contra a onda de invasões de propriedades no país, agora na Bahia, denominadas de Abril Vermelho.

É uma tempestade mais do que perfeita para o governo, que endossa as invasões quando prestigia o líder do movimento João Stédile nas agendas oficiais do Estado brasileiro, como a viagem à China e audiência recente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A primeira tempestade deve ser consumada na quarta-feira, 26, quando o Congresso Nacional se reunirá ao meio-dia para analisar 26 vetos e projetos de lei, com a expectativa de leitura do requerimento que pede a instalação de uma investigação mista sobre os atos de 8 de janeiro.