O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para o Panamá onde participa como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. 

A previsão da viagem marcada para a tarde desta terça-feira, 27, é a de o presidente Lula chegue à Cidade do Panamá às 18h30 (horário de Brasília).
Infraestrutura e desenvolvimento, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar estão entre os temas a ser debatidos pelos líderes da região.
O discurso do brasileiro está previsto para ocorrer logo em seguida ao do presidente do Panamá, José Raul Mulino, programado para a manhã de quarta-feira, 28. Está prevista a visita dos líderes às eclusas do Canal o Panamá, para foto oficial.
Um acordo de cooperação de investimentos, expansão comercial e logística entre Brasil e Panamá deve ser assinado por Lula. Sete milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados passam pelo Canal do Panamá. O Brasil é o 15º maior usuário do Canal.
O intercâmbio entre os dois países aumentou 78% no último ano, chegando a US$ 1,6 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de petróleo e derivados.
O Panamá tornou-se o oitavo país da América Latina e Caribe a comprar os Super Tucanos da Embraer. Recentemente, o país comprou quatro dessas aeronaves.
O Brasil tem um estoque de US$ 9,5 bilhões no Panamá, que é o sétimo maior destino de investimentos brasileiros no exterior. O Panamá também foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul.
Está prevista a participação de mais de 2,5 mil líderes políticos, empresários e acadêmicos no evento, que ocorrerá até o dia 29, quinta-feira. O presidente Lula, porém, tem a previsão de retornar ao Brasil ainda na quarta-feira.
Reuniões bilaterais e encontros com outros presidentes estão previstas na agenda do presidente Lula. Já confirmaram presença no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe o Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica.
Com informações da Agência Brasil.