Pesquisar
Close this search box.

Mães militares e banco de leite promovem Hora do Mamaço

O evento surgiu na França em 2006, com mães que se reuniram simultaneamente para amamentar seus bebês; no Brasil a iniciativa iniciou em 2012. Foto: Divulgação.

Com a ideia de promover a amamentação e interagir com mães que encontram dificuldade para isso ou tem experiência positiva para contar, mães militares e Banco de Leite Santa Ágata do Hospital de Base participam da Hora do Mamaço, no próximo dia 9, sexta-feira, no shopping de Porto Velho, a partir das 18 horas.

Segundo a sargento da Polícia Militar Hildineia Feitosa Monteiro Nobre, responsável na Corporação pelo projeto, no mês em que se realiza tradicionalmente a campanha pela amamentação, Agosto Dourado, esta é a primeira participação de mães da PM e Corpo de Bombeiros. Haverá distribuição de brindes para as mães presentes à amamentação coletiva.

A cabo Milene, com seu bebê, é uma das organizadoras. Foto: Divulgação.

“Além da Hora do Mamaço, estaremos envolvidas, junto com equipe do Banco de  Leite Santa Ágata em palestras que acontecem também dia 9”, conta Hildinéia. Ela destaca o envolvimento do Departamento de Saúde Ocupacional da corporação e o apoio da Coordenadoria de Saúde no projeto em que as mulheres militares  em fase de amamentação ajudam também na conscientização do ato de amamentar.

A Hora do Mamaço é um evento mundial. Surgiu na França em 2006, com mães que se reuniram simultaneamente para amamentar seus bebês. No Brasil, surgiu em 2012 durante as comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Hoje, dezenas de cidades participaram do evento.

Lotada no 5º Batalhão da PM, a cabo Milene Barreto tornou-se uma doadora de leite em Porto Velho quando foi socorrida pelo Banco de Leite Santa Ágata. Seu filho Manoel tinha apenas 4 dias de vida, e Milene não conseguia mais amamentar de tanta dor nos bicos dos seios machucados, decidindo pedir ajuda.

ATO DE AMOR

“A equipe do banco de leite foi fundamental para mim. O trabalho delas é muito lindo. Não é somente a coleta e estoque de leite, é no acolhimento das mães recém-paridas, para melhorar sua amamentação. Tenho gratidão”, diz Milene, defensora do aleitamento materno.

Seu filho Manoel, hoje com 1 ano e 1 mês, consome toda sua produção de leite, mas nem sempre foi assim. Milene doou leite para o Santa Ágata do 1º ao 8º mês de vida de Manoel, toda semana entregando frascos para a equipe que passava em sua casa. “Foi um ato de amor mesmo poder contribuir com a divisão do leite do meu filho, sabendo que as gotinhas iam ajudar mães com crianças que nasceram abaixo do peso, mães que fizeram uso de antibiótico”, diz Milene.

PROGRAMAÇÃO

Mães doadoras do banco de leite estarão na Hora do Mamaço, e segundo a sargento Hildineia a abertura da campanha de aleitamento materno acontecerá dia 6, terça-feira, às 15 horas, na Câmara de Vereadores. O projeto do Departamento de Saúde Ocupacional da PM conta com apoio da vereadora Ada Dantas, que tem propostas de lei sobre aleitamento materno.

As palestras  ocorrerão na sede da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) localizada na rua Alexandre Guimaraes, no dia 9, a partir das 8 horas.

Os palestrantes programados são o médico pediatra Reginaldo Lourenço; a capitã Maydionaha, dentista – irá falar sobre higiene bucal nos bebês – e a coordenadora do Banco de Leite Santa Àgata Edilene Macedo Cordeiro, com a previsão de mães doadoras também se manifestarem sobre sua experiência.

Serviço:

Evento: Agosto Dourado, campanha de aleitamento materno

Promoção: Departamento de Saúde da Policia Militar e Banco de Leite Santa Ágata (HB)

Data e hora: Abertura 6 de agosto, Câmara de Vereadores de Porto Velho, 15 h; até 9 de agosto,18h,shopping, com a Hora do Mamaço.

Informações: Sargento Hildineia – Fone 99291-2677.