Uma parceria com os Correios foi anunciada nesta quinta-feira, 22, pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ampliar o atendimento presencial aos aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos associativos indevidos.
A previsão é a de que a partir do dia 30 de maio 4730 agências dos Correios em todo o Brasil estejam aptas para atender os beneficiários do INSS, oferecendo uma alternativa de atendimento, além do canal 136, site e a plataforma do aplicativo meu INSS.
Os pontos dos Correios, segundo o anúncio, funcionarão como apoio presencial para orientação, contestação de cobranças indevidas e solicitação de reembolso. Os funcionários receberão capacitação específica para garantir atendimento eficiente, especialmente o público mais vulnerável.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acredita que a capilaridade dos Correios, com agências em todos os municípios, vai possibilitar um alcance maior aos beneficiários do INSS.
“É uma alternativa para aquelas pessoas mais vulneráveis, que têm dificuldade de acessar os canais remotos e que necessitam de uma atenção personalizada,” diz.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller Jr., disse que a medida é uma alternativa a mais e não substitui os canais de atendimento já existentes – central telefônica 135 e aplicativo Meu INSS. “Este é um segundo passo de atendimento, mas não vamos parar aí. Todos serão atendidos. Nós vamos buscar a todos. Num terceiro momento vamos fazer uma busca ativa utilizando PREVMóvel, PREVBarco, estrutura dos Correios. Nenhuma comunidade será impossibilitada de fazer essa busca” disse.
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, disse que a parceria vai ao encontro da missão constitucional da empresa de integração nacional. Ela explicou que 20 mil atendentes serão treinados para receber os aposentados e pensionistas.
A lista das 4.730 agências dos Correios estará disponível a partir dos próximos dias no site oficial dos Correios (correios.com.br), no aplicativo Meu INSS e também pela central 135. Para ser atendido, o beneficiário precisa apresentar apenas um documento de identificação válido.