O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) alerta eleitores do Estado que a falta de regularização na inscrição eleitoral até o dia 19 de maio resultará no cancelamento de títulos eleitorais.
A situação envolve, segundo o Cadastro Nacional de Eleitores, 66.757 pessoas, número correspondente a eleitores que não votaram, justificaram ou pagaram as multas eleitorais por ausência nos últimos três pleitos (incluindo primeiro e segundo turno e, caso houver, eleições suplementares).
Segundo o TRE-RO, pertence a homens (39.223 eleitores, representando 59% do total), a maioria dos títulos que podem ser cancelados, enquanto as mulheres somam 27.534 (41%). A faixa etária com maior número de pendências é de 25 a 29 anos, com 14.308 eleitores em situação irregular, seguida pela faixa de 30 a 34 anos (10.946) e de 35 a 39 anos (8.878).
Com o título cancelado, a pessoa não poderá votar; tomar posse em concurso público; obter passaporte ou CPF; renovar matrícula em escola ou universidade pública; conseguir empréstimos em bancos do governo; participar de licitações públicas; e fazer qualquer ação que exija quitação eleitoral.
Para ver se o título está regular ou não, o eleitor pode escolher o atendimento presencial ou online.
De forma presencial, deve comparecer a qualquer cartório eleitoral de Rondônia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, levando documento oficial com foto e, se possível, o título eleitoral ou e-Título.
Par ao atendimento via Internet, siga as instruções:
- Acesse o portal do Autoatendimento Eleitoral;
- Clique em “Título Eleitoral”; selecione “Consultar Situação Eleitoral”; Informe CPF, número do título ou nome completo e data de nascimento.
Com informações do TRE-RO.
Leia mais aqui.