Mais de 7 toneladas de lixo são retiradas do rio Guaporé

O projeto surgiu a partir da ação "Mobilização Guaporé Limpo’, que faz trabalho de limpeza há mais de 9 anos em trecho do rio.
Todo tipo de lixo é encontrado durante as atividades. Foto: Najua Ibanez.

Com informações da Secom/RO

Ação especial de limpeza para retirada de lixo do rio Guaporé foi desenvolvida pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no período de 2 a 6 de dezembro, atividade que faz parte do projeto ‘Reciclando Hábitos’, desenvolvido pelo Escritório Regional da Sedam, com aporte financeiro das comarcas de Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.

Foram retiradas 7,5 toneladas de lixo do rio Guaporé e nos 300 quilômetros de trecho percorridos nas comunidades de Pedras Negras, Santo Antônio do Guaporé, Santa Fé, Forte Príncipe da Beira e Comunidade de Jesus, além das colônias de pescadores de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

O projeto foi dividido em duas fases. A primeira foi um trabalho ambiental de cunho educativo, ao longo do Vale do Guaporé no mês de novembro, onde foi explicado à comunidade o impacto ambiental dos resíduos no rio e o cumprimento do período de defeso (reprodução de peixes).

Na segunda etapa, no mês de dezembro, ocorreu a limpeza do rio Guaporé nas comunidades, por dois grupos, a fim de ampliar a abordagem.

Todo o trabalho foi feito com embarcações do tipo ‘voadeiras’, porque o rio Guaporé está muito seco, sendo impossível utilizar embarcações de fundo chato, conhecidas como chalanas.

O projeto se deu a partir de uma ação chamada ‘Mobilização Guaporé Limpo’ que realiza o trabalho de limpeza há mais de nove anos em um trecho do rio. Com a atuação em conjunto, por meio do projeto ‘Reciclando Hábitos’, o proejto foi ampliado três vezes mais, atingindo pontos mais impactados pela ação humana, aqueles com mais resíduos sólidos. Inclusive, em Costa Marques, muitos voluntários aderiram à ação de limpeza às margens do rio.

Leia mais aqui.