Mauro Vieira é convidado a falar no Senado sobre crise com Israel causada por Lula

 A ideia do senador é que o ministro responda a "indagações e dúvidas" decorrentes das consequencias da fala do presidente da República.
Senador Renan Calheiros preside a CRE. Foto: Ailton Freitas.

Em meio à crise diplomática com Israel aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que comparou a ofensiva daquele país na Faixa de Gaza com as ações desencadeadas pelo nazismo contra os judeus, o que levou o governo brasileiro a ganhar elogios do grupo terrorista Hamas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou no X que convidou o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) a falar sobre o episódio na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.

A ideia do senador é que o ministro responda a “indagações e dúvidas” decorrentes das consequencias da fala do presidente, que gerou imediata reação de Israel. O país exige um pedido de desculpas, do contrário o presidente Luiz Inácio se mantem como persona non grata em Israel.

“O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais,” diz Calheiros, que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. Uma data provável para ouvir Vieira é o dia 7 de março.