MDB oficializa candidatura da senadora Simone Tebet

Senadora foi confirmada candidata a presidência da República em convenção virtual nesta quarta-feira,27.
Simone é traída pelo seu partido,que prefere Lula. Foto: Waldemir Barreto.

O MDB oficializou nesta quarta-feira, 27, a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República nas  eleições deste ano. A  votação para formalizar a senadora como candidata  aconteceu de forma virtual, contra a vontade de lulistas do partido que defendem a desistência de Tebet para apoiar Lula ainda no primeiro turno. Á frente dessa empreitada está Renan Calheiros.

Renan chegou a entrar na justiça para pedir o adiamento da convenção, sob alegação de que a convenção virtual não seria segura. Mas o ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou a ação.

O grupo de Renan alegou que a votação virtual do partido “coloca em risco a legitimidade das escolhas” e “representa grave risco de escolha antidemocrática entre filiados, haja vista a possibilidade de culminar no afastamento de pré-candidatos que desejariam disputar o pleito, no direcionamento dos votos e opiniões de filiados e, ainda, no receio quanto a possíveis represálias da cúpula partidária”.

A senadora Simone Tebet, do mesmo modo que Ciro Gomes, do PDT, segue sem um vice ainda. O senador Tasso Jereissati (PSDB) desistiu da empreitada de ser o vice da candidata. Já Ciro Gomes tem dito que somente apresentará seu vice no dia 5 de agosto.