Operação Sem Desconto: operador financeiro de São Paulo é alvo da PF

Suspeito é vinculado a uma das entidades investigadas que promoviam desconto indevido de aposentados, e teria comprado veículos de alto valor com dinheiro da fraude no INSS.
Sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: José Cruz.

Um operador financeiro da cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, é alvo da Polícia Federal em dois mandados de busca e apreensão cumpridos na manhã desta quarta-feira, 14. A ação é desdobramento da operação Sem Desconto, para a qual foram expedidos 211 mandados judiciais quando deflagrada no dia 23 de abril no combate ao esquema de descontos não autorizados de aposentados e pensionistas por parte de associações e sindicatos.

Os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. O nome do operador financeiro não foi revelado. Ele é suspeito de atuar para uma das associações investigadas, e teria comprado veículos de alto valor com recursos obtidos da supressão de descontos dos aposentados e pensionistas do INSS.

A Operação Sem Desconto ocorreu em 13 Estados mais o Distrito Federal, e prendeu seis pessoas temporariamente. Três diretores do INSS estão sendo investigados, foram afastados, e o presidente demitido.