Parlamentares de RO pedem mais vacinas e equipamentos

Parlamentares conversaram com o ministro Queiroga sobre o envio de oxigênio para o Rondônia.
Parlamentares de Rondônia pediram respeiradores a Queiroga. Foto: Divulgação.

Alex Redano entrega relatório do MP no qual é apontado o deficit de vacinas para o estado em relação a outras regiões. 

Mateus Andrade

Durante audiência realizada em Brasília com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), pediu melhor tratamento a Rondônia na distribuição de vacinas contra o coronavírus e no envio de equipamentos para tratamento de pacientes com covid-19.

Alex Redano disse que o envio de pelo menos mais 130 mil doses de vacina, o mais rápido possível, foi um dos temas tratados com o ministro. “Explicamos a Marcelo Queiroga que existe um déficit nesses repasses, comparado ao restante do país, conforme aponta o próprio Ministério Público do Estado”, afirmou. Os deputados entregaram alguns relatórios, um deles o que trata do déficit de imunizantes.

Redano e os deputados Jair Montes (Avante) e Alan Queiroz (PSDB) receberam a informação de que o Ministério da Saúde está enviando imediatamente para o Estado mais 26 mil doses de vacina.

Outro pedido apresentado foi para que o Ministério da Saúde interceda junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para que Rondônia não perca uma emenda de bancada R$ 100 milhões, proposta pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO). O recurso seria inicialmente para a construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (Heuro), mas o governo decidiu que não utilizará o dinheiro.

Presidente da Assembleia, deputado Alex Redano.

“O governo de Rondônia resolveu que não fará uma construção própria porque considera melhor alugar da iniciativa privada (sistema BTS). Assim o Heuro ficará pronto mais rápido. Mas esses R$ 100 milhões podem ser usados construção de um hospital de atendimento materno infantil anexo ao Hospital de Base. Para que isso aconteça é necessário resolver alguns problemas burocráticos na Caixa Econômica”, explicou o presidente Alex Redano.

Os parlamentares conversaram ainda com o ministro Marcelo Queiroga sobre a manutenção do envio de oxigênio para o Rondônia, sobre o fornecimento de respiradores e bombas de infusão aos municípios e sobre a flexibilização de um decreto do governo do Amazonas, que está inviabilizando a contratação de leitos por Rondônia no Estado vizinho. No Amazonas já há leitos em UTI disponíveis na iniciativa privada.

“O ministro nos recebeu prontamente e mostrou disposição em atender as reivindicações. Explicamos detalhadamente a situação da pandemia em Rondônia e o convidamos a visitar o Estado. Esse é um momento de união das forças políticas para atender nossa população. Estamos sendo a voz do nosso povo, que clama por socorro”, destacou o presidente Alex Redano.

Esteve presente a audiência a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB).  0“Agradeço a Mariana Carvalho, pela disposição em nos ajudar”, disse Redano.