Duas facções do crime com atuação em quase todo o território do Brasil estão presentes nos presídios dos nove Estados da Amazônia Legal. São o Primeiro Comando da Capital (PCC), com protagonismo central em São Paulo, e Comando Vermelho (CV), com origem no Rio de Janeiro.
Com elas, convivem outras facções de atuação mais localizada ou regional, da mesma forma que em presídios de todo o Brasil. Elas totalizam no Amazonas e Tocantins, 5 em cada Estado; Maranhão (4); Amapá, Pará, Acre e Rondônia 3 em cada região e em Roraima e Mato Grosso, 2 em cada.
Facções de característica regional só estão presentes no Amazonas e Tocantins, e apenas em Roraima, Mato Grosso e Maranhão não é verificada a presença de facção com atuação local.
Os dados são parte do levantamento obtido com exclusividade pelo jornal Estadão junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que em relatório identifica a atuação de pelo menos 72 facções criminosas nos presídios do Brasil.
O relatório da Senappen leva em conta informações repassadas pelos 26 Estados e Distrito Federal.
Leia mais no Estadão.