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O Tribunal de Contas da União (TCU) está na mira de um convênio celebrado no ano passado entre o Ministério da Justiçae um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) “investigar anúncios políticos nas redes sociais” e sistematizar impactos deles nas “estratégias das campanhas eleitorais de 2018 a 2024″.
A informação é do Estado de São Paulo. A abertura de uma investigação preliminar foi determinada pelo ministro do TCU, Augusto Nardes, que teria pedido ainda o envio de informações e depoimentos de gestores envolvidos na celebração de convênio com a pasta da Justiça.
O grupo que recebeu os R$ 2,3 milhões do convênio faz parte do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), criado em 2013, que se dedica a “diagnosticar o fenômeno da desinformação digital e suas consequências sociais no Brasil”. Em pouco mais de 10 anos, o laboratório tornou-se referência em levantamentos sobre desinformação disseminada por políticos da direita.
Segundo o jornal paulista, a área técnica do TCU apontou “possibilidade de ocorrência de desvio de finalidade”. Existe a possibilidade, segundo os técnicos, do NetLab ter usado a verba pública para estudos com verniz político e eleitoral ao invés de fazer pesquisas úteis à defesa de todos os consumidores brasileiros usuários de internet.
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