Ponte sobre o rio Candeias: DNIT promete equipamentos e cronograma de obras

Parlamentares de Rondônia estiveram com o ministro Renan Filho (Transportes) em busca de uma solução definitiva.
Detalhe da ponte sobre o Candeias. Foto: Divulgação.

A entrega de equipamentos ainda esta semana para começar uma intervenção emergencial na estrutura da ponte sobre o rio Candeias, próximo à capital de Rondônia, Porto Velho, e um cronograma de obras a ser apresentado foram os recursos assegurados pelo Ministério dos Transportes à bancada federal de Rondônia que participou de audiência com o ministro Renan Filho na quarta-feira, 21.

Um dos parlamentares presentes, o deputado Maurício de Carvalho (União-RO) disse em rede social que há meses a bancada se mobiliza para uma solução, e que no mais tardar até sexta-feira, 23, o DNIT irá divulgar um cronograma de obra a ser realizada.

O que acontece com a ponte

Em janeiro, a ponte antiga sobre o rio Candeias, localizada no km 694 da BR-364, foi interditada porque sua estrutura apresentou fissuras. O DNIT então desviou o tráfego para uma segunda ponte no local, que é próximo à capital de Rondônia, que funcionava em sentido Porto Velho-Candeias do Jamari, passando a funcionar em mão dupla provisoriamente.

De janeiro para cá foram se acumulando informações sobre deterioração maior na ponte antiga, inaugurada em 2009, quando então uma inspeção visual pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) encontrou rachaduras, fissuras e outras anomalias. Ao que se sabe, ela nunca passou por uma obra de reforço.

Em resposta, o Dnit interditou parcialmente o tráfego na segunda comprometida para controlar o fluxo. A espera para atravessar a ponte tem causado transtornos aos motoristas.

O tráfego está ocorrendo pelo sistema de “pare e siga”, permitindo a passagem de apenas um caminhão por vez. Com a chegada de máquinas e outros equipamentos, a expectativa é que a ponte nova receba as intervenções necessárias e volte a ser utilizada nos dois sentidos.

Em nota, o órgão federal informou que a reabilitação completa das pontes se dará com uso de tecnologia extradossada — sistema semelhante ao das pontes estaiadas — que utiliza cabos externos para reforçar a superestrutura, proporcionando maior estabilidade e vida útil às obras.

Representante da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) também esteve em Brasília recorrendo de auxilio para solução definitiva o problema.

A agenda foi solicitada pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO) ao ministro dos Transportes.