O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu, nesta semana, a portaria nº 2.358, de 8 de abril, que restringia a partir de 1º de maio, o trânsito de veículos pesados na avenida Governador Jorge Teixeira de Oliveira em Porto Velho (RO). A informação é da prefeitura da capital.
Com a portaria, estava pactuado que o transito de carretas no perímetro urbano em horários de pico seria proibido.
Segundo nota da prefeitura, o DNIT pretende promover um novo alinhamento entre os órgãos envolvidos na gestão do trânsito e da infraestrutura viária antes de colocar em prática a medida.
Não há ainda uma nova data para colocar o esquema de transito em vigor, o que deverá ser divulgado pelo órgão federal juntamente com orientações atualizadas em breve.
A circulação restrita de carretas nos horários de pico a valer a partir desta quinta-feira, 1º, foi divulgada logo após a publicação da portaria, no dia 8, com prazo de 60 dias para adaptação.
A MEDIDA
A portaria determina a proibição de circulação de caminhões com peso bruto igual ou superior a 23 toneladas na travessia urbana de Porto Velho, na BR-319, no trecho que vai do km 136,7 (início da Ponte sobre o Rio Madeira) até o km 144,9 (entroncamento com a BR-364, no Trevo do Roque).
Pela manhã, o horário no qual ficam os caminhões impedidos de transitar são de 6h30 às 8h, de segunda a sexta-feira, e na parte da tarde das 17h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
Segundo o Dnit, dados obtidos em estudos técnicos que começaram a ser realizados no primeiro semestre do ano passado apontaram que o alto número de caminhões nos horários de maior movimento aumenta o risco de acidentes, afeta o trânsito e o dia a dia de motoristas e pedestres. São centenas de veículos pesados que transitam diariamente na avenida.
Após assumir o cargo, o prefeito Leo Moraes (Podemos) solicitou via ofício restrição do transito de carretas no perímetro urbano da avenida Governador Teixeira, para obter circulação fluída de veículos dos moradores de Porto Velho que usam a via de forma intensa em deslocamento diário, havendo a ocorrências de graves acidentes.
Com informações da SMC.