Com informações da Prefeitura
A assinatura de um Memorando de Entendimento entre a prefeitura de Porto Velho e a Fundação Butantan para a aquisição da Coronavac, a vacina do laboratório chinês Sinovac desenvolvida em parceria com a instituição de São Paulo, foi o passo dado nesta segunda-feira, 14, pelo prefeito Hildon Chaves, que esteve na capital paulista com o vice-prefeito eleito Maurício Carvalho e deputada federal Mariana Carvalho.
Essa é uma etapa fundamental para garantir o fornecimento, ao município, das doses de vacina contra o novo coronavírus. A prefeitura deverá investir cerca de R$ 4 milhões na compra inicial de 80 mil doses, para atender pessoas do grupo de risco.
Eles se reuniram com o presidente diretor da Fundação Butantan, professor doutor Rui Curi e o presidente do conselho curador da Fundação Butantan, médico Dimas Tadeu Covas.
A Fundação Butantan, entidade privada com sede na capital de SP, é uma das principais instituições de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de imunológicos no Brasil. O instituto assinou parceria com a Sinovac Biotech para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.
Com o avanço dos estudos e preocupado em elaborar cronograma de atendimento ao grupo de risco da capital, Hildon Chaves buscou com o apoio da deputada Mariana Carvalho meios para adquirir a vacina com recursos do município e emenda federal.
“Estamos correndo contra o tempo para que assim que a vacina for aprovada e registrada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possamos imunizar profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidades”, disse o prefeito que não descartou a possibilidade de adquirir mais doses.
Como relatora da Medida Provisória 994/20, que destina crédito extraordinário de quase R$ 1,995 bilhão para viabilizar a compra de tecnologia e a produção de 100 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus pelo Ministério da Saúde, Mariana tem trabalhado junto ao prefeito para o município garantir a cobertura vacinal em Porto Velho.
Na última sexta-feira (11) o prefeito e a deputada estiveram na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, responsável pelo imunizante produzido em conjunto com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a farmacêutica AstraZeneca.