O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho, que dirigia a Telebrás, foi empossado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 24, no cargo de ministro das Comunicações, em substituição a Juscelino Filho, que deixou o posto após ser denunciado pela Procuradoria Geral do Estado por corrupção mediante o desvio de emendas parlamentares.
Graduado pela Universidade de Pernambuco, Frederico Filho tem mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, sendo 21 deles dedicados à empresa Oi, onde exerceu cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, institucional regulatório e comercial. Na Telebrás ele estava desde o começo do governo.
A nomeação ocorre após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes em aceitar o cargo, mantido na cota do União Brasil.
Frederico é uma indicação a Lula do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ex-ministro Juscelino e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira (23) no Palácio do Planalto. O encontro de ontem também contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.