O Partido dos Trabalhadores colocou no ar, na manhã desta quinta-feira, 10, a PTSAT, TV via satélite digital, sintonizada no canal 1313. Ainda em fase de teste, a primeira transmissão foi a edição do Jornal PT Brasil, ao vivo.
De acordo com o Secretário Nacional de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto (SP), o partido pretende montar uma programação que traga, além do jornal diário, transmissões dos discursos de Lula, documentários e conteúdos de formação política, entre outros.
Tatto diz que as redes sociais são fundamentais, mas normalmente não permitem o aprofundamento do debate político. “Pelo contrário, se beneficia da confusão em torno de um assunto. Em um momento em que o debate público está sendo empobrecido, a TV pode ser um instrumento que nos dá o tempo necessário para debater publicamente nossas ideias”.
Uma concessão pública de rádio e TV aberta é meta do partido. Em junho, a legenda encaminhou ao Ministério das Comunicações um pedido de autorização para obter a concessão. O pedido ainda está sob análise.
Em julho, durante entrevista ao site Metrópoles, o ministro da Secretaria de Comunicação do Governo, Paulo Pimenta, disse que o PT não terá o apoio do governo Lula em seu pleito por concessões para ter canais de TV e rádio. “O governo e o presidente Lula não têm nada a ver com isso”, disse. Pimenta disse que se a regra for conceder uma autorização para o PT o mesmo terá que ser feito para todos os partidos.