Relatorio de Ações da Sala de Situações que opera o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) do dia 9 de março aponta que 136 pacientes diagnosticados com Covid-19 precisam de leitos hospitalares em Rondônia. Do total, 49 precisam de leitos clínicos, são pacientes com quadro leve e moderado, e outros 87 aguardam um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A falta de leitos hospitalares para tratamento da Covid-19 em Rondônia se intensificou em janeiro, inclusive com a transferência de pacientes para estados do Sul do país.
Porto Velho, a capital de Rondônia, está com 100% dos leitos de UTI ocupados, o que coloca a capital entre as que estão em situação de colapso conforme anota o boletim da Fiocruz anunciado ontem, 9.
O Relatório de Ações reúne um conjunto de informações diárias fornecidas pela Defesa Civil, Agência Estadual de Vigilância em Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do governo de Rondônia. O documento é elaborado com dados acompanhados e compilados entre 19 horas e 13 horas, quando um novo documento do dia é elaborado.
Ele traz informações sobre a ocupação de leitos de toda a rede estadual e privada hospitalar, rede municipal, nível de letalidade da doença em cada município, a media da letalidade no estado, óbitos, pacientes curados, pacientes que aguardam exames, total de casos de coronavírus, vacinas aplicadas na primeira e segunda doses entre outras informações.