Divulgada na segunda-feira, 11, pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de março com mil pessoas mostra que em seis meses a reprovação à trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou nove pontos, saindo de 25% para 34% o percentual de pessoas que consideram sua gestão péssima.
O dado ultrapassa os 28% que consideram a gestão regular. Para 38% dos entrevistados o governo é avaliado como ótimo, o que significa sete pontos a menos em relação à pesquisa do Datafolha no Estado em agosto do ano passado, que auferiu 45% de ótimo.
Do mesmo modo que as pesquisas da Genial/Quaest e AtlasIntel, há uma deterioração entre os eleitores evangélicos. 49% dos evangélicos desaprovam o governo do petista, um aumento de 12 pontos, segundo o Datafolha.
Há quem atribua a ampliação da falta de apoio dos evangélicos à posição do presidente da República sobre o conflito de Israel com o Hamas em Gaza. Luiz Inácio abertamente tomou posição a favor do grupo terrorista, que inclusive o agradeceu por isso.