O nível do rio Acre já passa dos 15,20 m em Rio Branco, capital do Acre, e de acordo com previsões pode passar de 15,40 m segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Os dados estão no mais recente boletim de alerta hidrológico elaborado pela instituição, divulgado na sexta-feira à noite.
Segundo o SGB, a elevação do rio ocorre devido à onda de cheia que avança pelo rio, combinada ao aumento do fluxo do Riozinho do Rola, um afluente importante que subiu de 14,27m para 14,89 m.
Em Assis Brasil (AC), o rio também sofreu elevação. A cota está na marca de 8,37 m, mas ainda abaixo da cota de atenção.
“O rio vinha apresentando tendência de subida gradual que foi acelerada em razão de pancadas de chuvas intensas observadas na capital Rio Branco e em suas proximidades durante a noite do dia 13/03”, explica Marcus Suassuna, pesquisador em geociências do SGB.
O Portal AC24horas divulgou neste sábado, 15, que as cheias do rio Acre na capital de Rio Branco afetaram mais de 4100 famílias, com estimativa de 652 pessoas desalojadas. Os dados são do boletim da Defesa Civil do Estado.
Segundo ainda este boletim, cinco comunidades na área rural foram atingidas, com aproximadamente 930 famílias afetadas. Na zona urbana, 41 bairro estão afetados.
Fim de semana
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, alerta que o tempo prevê chuvas acima do resperado na região do Juruá, abrangendo os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, no final de semana.
Dados do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), vinculado à secretaria, informam que nas demais localidades a chuva varia de 25mm a 75mm, e cairá dentro na normalidade. Chuvas intensas ocorrem neste sábado, 15, conforme os alertas feitos.
Com informações do SGB.