RO e MS tem, cada um, 29,4% de crescimento na safra agrícola, o maior do Brasil

A média nacional de crescimento da produção agrícola na safra 2024-2025 foi de 14%, segundo a Conab. Safra do país é estimada em 332,9 milhões de grãos.
Soja descarregada no porto público de Porto Velho, capital de Rondônia Foto: Daiane Mendonça.

Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que aponta um novo recorde nacional na produção agrícola, com a previsão de se alcançar no país 332,9 milhões de toneladas, 3,7% maior do que a recordista anterior (safra 2022-203), traz importante resultado para Rondônia e Mato Grosso do Sul, os dois Estados que tiveram maior crescimento na produção nacional, com uma variação de 29,4% em relação à safra anterior.

O resultado, segundo nota divulgada pelo governo de Rondônia, “é reflexo direto dos investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e apoio ao produtor rural.” Os dados de todo país estão no Boletim da Safra de Grãos. A média nacional de crescimento da produção foi de 14%, portanto os dois Estados superam em muito esse patamar.

“Colhemos os frutos de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento do agronegócio. O governo do estado tem investido na melhoria de estradas, no fortalecimento da assistência técnica e no estímulo à agricultura familiar e empresarial. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, fazendo a diferença na vida de quem produz e de quem consome”, acredita o governador rondoniense Marcos Rocha.

Rondônia salta de 4, 1 milhões de toneladas na safra 2023-2024 para 5,3 milhões de toneladas (2024-2025). O boletim traz analise das culturas de arroz, feijão, soja, milho e trigo, avaliadas em cada região brasileira, além de outras culturas de verão e de inverno.

A área plantada  saltou de 1.028,3 para 1.230,5 hectares, um aumento de  19,7%, e a produtividade (kg/ha) teve um ganho de 8,1%, saindo de 4.039 para 4.367 em Rondônia.

O destaque da produção de 332,9 milhões de toneladas no país é a soja, milho e arroz. A colheita da soja no Brasil alcançou 97,7% da área cultivada na primeira semana de maio, e a safra 2024/25 continua confirmando-se como a maior já colhida na história do país.

A produtividade da soja em Rondônia atingiu patamares históricos, acompanhando o desempenho nacional que prevê 168,3 milhões de toneladas. O relatório aponta que as condições climáticas favoráveis e o profissionalismo dos produtores rurais, aliados a políticas públicas eficientes, têm elevado a competitividade do setor.

O governador de Mato Groso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), destacou o sucesso da agricultura familiar e a diversificação da produção agrícola, além do apoio do governo federal com o  Plano Safra para obtenção do crescimento da produção.