Mara Paraguassu c/ informações da Agência Brasil e Assessoria.
Cerca de 6 toneladas de tambaqui foram servidos à visitantes que passaram pelo Festival Tambaqui da Amazônia, organizado na região central de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, para divulgação do peixe e do maior produtor em cativeiro do país, o Estado de Rondônia.
Esta é a primeira vez que a churrascada de tambaqui, semelhante à que é feita anualmente no município de Ariquemes (RO), aconteceu na capital federal. Como parte do trabalho de divulgação do peixe amazônico, foi oferecido um jantar para o presidente Jair Bolsonaro e ministros com a iguaria rondoniense, após o lançamento do Festival, na noite de terça-feira,6, que contou com sua presença.
A comercialização do tambaqui movimentou cerca de R$ 500 milhões em Rondônia, estado que mais produz o peixe e apoiador do evento. O churrasco foi organizado em parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o governo de Rondônia, o governo do Distrito Federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif Júnior, lamenta que a espécie de peixe seja pouco conhecida dos brasileiros. “Ouvir falar muito em diversos pescados, da Argentina, Rússia, Equador e Vietnã, mas não se fala da riqueza do peixe da Amazônia”. Ele ressalta que o objetivo do evento é tornar o tambaqui mais conhecido nacionalmente.
O evento contou com a participação de parlamentares federais, como o senador Confúcio Moura e a deputada Mariana Carvalho.