O Estado de Rondônia registrou 1.102 novos postos de trabalho com carteira assinada em março, liderando a geração de empregos formais na região Norte, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No acumulado do primeiro trimestre de 2025, Rondônia alcançou um saldo positivo de 4,4 mil empregos formais. O setor de serviços foi o principal responsável pelo desempenho no mês de março, com mil novas vagas, seguido pela Indústria, que criou 420 empregos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, comemora os números e atribui os resultados à gestão responsável e atração de investimentos. “Nosso governo tem trabalhado com seriedade para criar um ambiente propício ao crescimento econômico e à geração de empregos. Esses mais de 4 mil postos formais, em apenas três meses, comprovam que estamos no caminho certo,” disse.
Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760). O maior saldo de empregos foi registrado entre os jovens de 18 a 24 anos, com 707 vagas.
Entre os municípios, a capital Porto Velho liderou com 724 novas vagas, seguida por Vilhena (231), Ji-Paraná (128), Machadinho d’Oeste (123) e Rolim de Moura (110).
O desempenho de Rondônia acompanha uma tendência nacional. Em todo o país, foram criados 654,5 mil empregos formais no primeiro trimestre de 2025. Em nível regional, a região Norte acumulou saldo positivo de 5,1 mil empregos em março, e Rondônia foi decisivo para esse resultado.