Com o Blog
Não apenas o Relatório Anual de Desmatamento (RAD) produzido pelo MapBiomas (sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução) constatou a redução de desmatamento em 70,1% em Rondônia em relação ao ano anterior. Em cinco anos, é a maior redução verificada.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), confirmou na quarta-feira, 29, a tendência positiva de queda no desmatamento com foco na preservação ambiental da região.
Rondônia passa, segundo a Sedam, a ser o segundo estado do país com a maior diminuição de degradação florestal.
Os dados também revelam uma diminuição nos alertas de desmatamento na região. Em 2023, foram registrados apenas 2.071 alertas, em comparação com os 4.570 alertas do ano anterior.
Para a Sedam, o declínio acentuado confirma a trajetória de preservação ambiental no estado, e marca 2023, como o período com a menor quantidade de alertas de desmatamento nos últimos cinco anos.
Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lago, a redução do desmatamento reflete um esforço conjunto para proteger as florestas.
“A utilização dessas informações embasam ações de proteção ambiental e a preservação dos recursos naturais. Vamos utilizar esses dados para orientar políticas e iniciativas de conservação, garantindo assim, a proteção de biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que as florestas oferecem”, ressaltou.