Pesquisar
Close this search box.

Rondoniaovivo promove em Porto Velho último debate com 10 candidatos

Proprietário do site, Paulo Andreoli disse que espera um confronto saudável de ideias e propostas.
Logo do Rondoniaovivo para o debate. Foto: Reprodução.

Os candidatos se enfrentam no auditório da Faculdade Sapiens, a partir das 19 horas; debate será transmitido pela internet.

Acontece nesta quinta-feira, 12, no auditório da Faculdade Sapiens, o último debate entre candidatos a prefeito de Porto Velho na campanha de primeiro turno. A instituição é parceira do site Rondoniaovivo, que se organizou para transmitir ao vivo o encontro dos candidatos a partir das 19 horas pelo Facebook e Youtube, Rema TV, canal aberto 5.1 e Rádio Rondônia FM 93.3.

O jornalista e empresário Paulo Andreoli disse que espera um confronto saudável de ideias e propostas. Sua estimativa é de que o debate, uma oportunidade para o eleitor definir o voto, dure no máximo três horas. Fundado em 2005, é a primeira vez que o Rondoniaovivo promove evento como este, mobilizando grande parte de sua equipe.

Em função de não terem enviado representantes para a reunião preparatória ao debate, os candidatos Edvaldo Soares (PSC) e Williames Pimentel (MDB).  A vereadora Cristiane Lopes, candidata do PP, não participará em razão de ter contraído o vírus da  Covid-19, devendo permanecer em quarentena.

Confirmaram presença, segundo o Rondoniaovivo, os candidatos Breno Mendes (Avante), Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), Eyder Brasil (PSL), Hildon Chaves (PSDB), Leonel Bertolin (PTB), Lindomar Garçon (Republicanos), Pimenta de Rondônia (PSOL), Ramon Cujuí (PT), Samuel Costa (PSTU) e Vinicius Miguel (Cidadania).

Os temas do debate foram selecionados pela comissão organizadora com base nas prioridades apontadas pela população da capital. Os assuntos são, pela ordem, educação; saúde/pandemia; transporte/mobilidade urbana; geração de emprego/renda e agricultura/distritos.

Com cinco blocos, o debate será mediado pelo jornalista Cícero Moura, do Rondoniaovivo. Os candidatos terão bancadas individuais, dispostas em formato de ferradura, e sua posição em cada bancada é definida por sorteio. Os candidatos podem ser acompanhados por no máximo três assessores.

Cada candidato terá um minuto para se apresentar, e no primeiro bloco responderá em 1 minuto e 30 segundos a pergunta enviada por entidades do setor produtivo de Rondônia. Já no segundo bloco, o tema e o candidato a responde-lo serão decididos por sorteio, a partir de perguntas enviadas por representantes da comunidade acadêmica, entidades empresariais e instituições públicas.

No terceiro e quarto bloco os candidatos fazem perguntas entre si, conforme sorteio de tema e tema livre, respectivamente.