Pesquisar
Close this search box.

Mulheres representam 11,90% do total de candidatos a prefeito em RO

Prefeita de Alto Paraíso, Helma Amorim tentará a reeleição concorrendo com outras duas mulheres; junto com Guajará-Mirim é o que tem maior número de candidatas. Foto: Divulgação.

Mara Paraguassu

São 25 candidatas em 19 municípios, ocorrendo ausência de mulheres em 33 regiões. 

Mulheres disputam o cargo de prefeita em 19 dos 52 municípios de Rondônia, por diversos partidos. São 25 candidatas, o que representa 11,90% do total de 210 candidatos que disputam o cargo, número que expressa maior competição em relação às duas eleições municipais anteriores – 2016 e 2012 -, quando 157 pessoas em cada uma delas disputaram as prefeituras do Estado.

O número de mulheres candidatas ainda é muito baixo nas eleições, não apenas em Rondônia, mas em todo o Brasil. Nesta eleição, houve um pequeno crescimento em relação à disputa municipal de 2016, quando Rondônia teve 20 candidatas a prefeita, e em 2012 foram 18. Em compensação, a eleição deste ano, por razões diversas, está bem mais concorrida, algo que se verifica em capitais e diversos municípios.

Lisete Marth, tenta a reeleição em Cerejeiras. Foto:TSE.
Glaucione Rodrigues, de Cacoal. Foto:TSE

Quatro das candidatas tentam a reeleição, inclusive a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, envolvida em corrupção conforme investigações da Polícia Federal reveladas na semana passada, e que atingiram mais três prefeitos.

Leonilde Garda, de Seringueiras. Foto:TSE.

Lisete Marth (Cerejeiras) disputa a reeleição com dois adversários e Helma Amorim (Alto Paraíso) e Leonilde Garda (Seringueiras) com outros quatro nomes. Juliana Roque, de Pimenta Bueno, e Gislaine Lebrinha, completam a lista de 6 prefeitas eleitas em 2016, mas que não tentam retornar para o Executivo porque Juliana foi afastada do cargo pela Justiça Eleitoral, ocorrendo eleição suplementar no município, e Gislaine Lebrinha conclui o segundo mandato, o que a impede de concorrer novamente.

Pimenteiras tem paridade  

Guajará-Mirim, com 10 candidatos a prefeito, e Alto Paraíso, com 5, são os municípios com maior número de mulheres na disputa, 3 cada um. Na eleição de 2012 Guajará Mirim teve uma candidata, e em 2016 nenhuma mulher concorreu. Desde a eleição de 2012, as mulheres de Alto Paraíso participam da disputa.

Com quatro candidatos, o pequeno município de Pimenteiras do Oeste é o único com paridade na disputa, sendo uma das mulheres com experiência na política: já foi vereadora e atualmente é vice-prefeita.

Além dos municípios mencionados, existem candidatas à prefeita em Ariquemes, marcando presença Carla Redano, mulher do deputado Alex Redano; Cabixi; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Chupinguaia; Cujubim; Ji-Paraná; Monte Negro – 2 mulheres entre 5 candidatos -; Parecis; Porto Velho; Presidente Médici; Primavera de Rondônia; Seringueiras e Vilhena.

Vereadores: concorrência maior

A concorrência entre vereadores também aumentou em Rondônia. Foram 4852 candidatos em 2012, 4.358 em 2016 e agora são 5.440.  Do total, 1.739 são mulheres, o que corresponde a 31,97% dos candidatos a vereador em Rondônia.

Os municípios com maior número de candidatos são Porto Velho (628); Ji-Paraná( 314); Cacoal (233); Guajará Mirim (213); Ariquemes (213) e Vilhena (210).

O quadro de candidaturas pode ser alterado em virtude da análise pendente dos candidatos registrados, feita pela Justiça Eleitoral.