Saúde de RO instala tanque de oxigênio no hospital de campanha

“Estamos ampliando a quantidade de oxigênio, com providências para  aumentar 11 leitos”, disse Màximo.
Tanque de oxigênio é instalado em frente ao hospital Regina Pacis. Foto: Mara Paraguassu.

Blog da Mara

Um tanque de oxigênio reserva com 22 mil metros cúbicos foi instalado na manhã desta sexta-feira-feira (22) em frente ao hospital de campanha (Regina Pacis) em Porto Velho, e com essa ampliação no fornecimento de oxigênio para pacientes internados com Covid-19 o estado poderá oferecer mais leitos no local.

A informação é do secretário da Saúde, Fernando Máximo, encontrado pelo Blog no pátio onde estava em instalação o equipamento.  O hospital de campanha já tem uma indústria de oxigênio própria, o que evita ocorrência de situação trágica como a de Manaus.

O problema que persiste, disse Máximo, é a falta  de médicos. “Nos abrimos 58 editais de chamamento de médicos e não temos ainda quantia suficiente. Esta semana graças a Deus apareceram alguns e conseguimos ampliar o número de leitos no Cero (zona leste). Conseguimos ampliar para 20,” declarou o secretário. A unidade agora conta com 30 leitos montados.

A estrutura no hospital de campanha, localizado em região central de Porto Velho, tem sido providenciada, e revela-se uma decisão acertada do governo rondoniense a compra da maternidade Regina Pacis, que será posteriormente utilizada para abrigar a maternidade do HB, possibilidade em estudo pela Sesau.

“Estamos ampliando a quantidade de oxigênio, com providências para  aumentar leitos, mais 11, mas precisamos antes encontrar médicos. Faço novamente esse apelo”, disse Màximo.