Tambaqui de Rondônia desbrava mercado nos EUA

Estado lidera a produção da espécie no Brasil, com mais de 40% do total produzido segundo o IBGE.
Peixe de Ariquemes, municipio que se consagra como maior produtor do Estado. Foto: Irene Mendes.

Estado lider na produção nacional de tambaqui, Rondonia marcou nova presença na Seafood Expo North América, considerada a maior feira de pescados e frutos do mar da América do Norte, realizada em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Neste ano, a feira ocorreu nos dias 10,11  e 12 de março, quando novos visitantes puderam conhecer a excelência do peixe amazônico.

“O tambaqui de Rondônia é um produto único, especial e que em Rondônia representa parte considerável da economia de milhares de propriedades rurais. O cultivo desse pescado hoje é profissional, nossos produtores sabem fazê-lo muito bem, mas é preciso que o Brasil e o mundo o conheçam,” disse Alessandro Crispim, diretor técnico do Sebrae, na ocasião em que o sabor do tambaqui foi apresentado em Miami, no ano passado.

É exatamente isso que o Governo do Estado, empresas e produtores estão fazendo há algum tempo. O governador Marcos Rocha esteve na feira, e a intenção tem sido fomentar e ampliar as exportações, com técnicos atuando em reuniões com compradores, fornecedores e profissionais da aquicultura do mundo.

Rondonia já chama a atenção porque se detaca como o maior produtor de peixes nativos em cativeiro do Brasil, é o terceiro maior produtor de pescado, o tambaqui é o terceiro mais exportado do país e Rodonia lidera a produção dessa espécie. Mais de 40% da produção nacional sai do Estado, conforme dados do IBGE.

Já são 11 estados brasileiros abastecidos com o peixe rondoniense: Amazonas, Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.

“Nossa meta agora é enviar o peixe de Rondônia para um número maior de consumidores, principalmente aqui dos Estados Unidos, onde temos indústrias interessadas em exportar o nosso pescado”, disse o govenador Marcos Rocha.

O governador também esteve no consulado-geral do Brasil. Todos os contatos geram a opotunidade de ampliar a estrutura de produção do pescado em Rondônia, impulsionar a exportação, ampliar a participaçao no mercado, o que irá promover melhor renda para produtores, empresas e população.

O tambaqui produzido em Rondônia e sua qualidade chegaram aos norte-americanos no ano passado, quando se preparou a iguaria costelinha do tambaqui, fazendo com que  fosse premiada entre 70 concorrentes de diferentes lugares do mundo no evento FoodService na feira de Boston.

Com informações do Governo de Rondônia e blog.