Pesquisar
Close this search box.

Taxa de desemprego sobe para 14,4% na 4ª semana de setembro

Taxa de desemprego é a maior desde maio, quando a PNAD começou a ser realizada com base na realidade econômica detonada pela Covid-19. Foto: Divulgação.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 16, mostram que a taxa de desemprego no Brasil subiu de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mês. Desde que a pesquisa começou a ser feita, no início de maio, é o resultado mais alto.

Houve aumento no número de pessoas buscando emprego, e redução no total de trabalhadores ocupados em apenas uma semana.

A população desempregada é estimada em 14 milhões de pessoas na semana de 20 a 26 de setembro, cerca de 700 mil a mais que o registrado na semana anterior, quando essa população totalizava 13,3 milhões. Para o IBGE, o resultado é considerado estatisticamente estável.

“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Clique aqui para ler mais.